quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

DOCUMENTÁRIO CONTA A HISTÓRIA DO CAFÉ NO NORTE DO PARANÁ

FOLHA DE LONDRINA

De volta ao começo


Documentário mostra como as influências do cultivo do café continuam perpetuadas na vida cultural, social, política e econômica de Londrina

Divulgação
Filme reúne depoimentos de 22 personagens que tiveram sua vida influenciada de alguma forma pelo cultivo do café

Há 40 anos, a Geada Negra pôs fim a uma era de ouro para a agricultura norte-paranaense, colocando em decadência a cultura cafeeira que assegurou a Londrina o título de capital mundial do cultivo do grão. Mas a passagem do tempo não apagou as fortes marcas que o período deixou no processo de desenvolvimento da cidade, considerada uma das mais empreendedoras do País. Na noite de hoje os londrinenses terão a oportunidade de viajar no tempo para comprovar como as influências do café continuam perpetuadas na vida cultural, social, política e econômica do município. Com exibição de estreia agendada para às 20 horas, no Museu Histórico, o vídeo-documentário "Ouro Verde – Memórias da Cidade do Café" reúne depoimentos, fotos raras e imagens inéditas filmadas na época do desbravamento da "Pequena Londres". 
Produzido pelo jornalista Fábio Cavazotti, o documentário reúne trechos de entrevistas realizadas por ele entre os meses de março a agosto deste ano. "A ideia surgiu quando fiz a rota do café no ano passado. Fiquei muito emocionado com as lembranças da minha infância, quando passava os finais de semana em uma fazenda da região onde meu avô cultivava café. Pensei que esse sentimento também poderia ser despertado em outros londrinenses", explica o diretor. 
Com o projeto aprovado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), Cavazotti passou a colher depoimentos de personagens que vivenciaram aquele período ou que vivem sob a influência do cultivo de café, como trabalhadores rurais, proprietários de fazendas, corretores de café e baristas. "Vinte e dois entrevistados fazem uma narrativa histórica importante sobre essa trajetória", relata. 
Imagens raras filmadas pela Companhia de Terras Norte do Paraná na época da colonização de Londrina também foram incluídas no filme. "O acervo do Museu Histórico conta com cenas surpreendentes do desbravamento da cidade. Além de fotos, há imagens filmadas que mostram os colonizadores ingleses chegando ao município e cenas fortes e marcantes, como a caminhada de Arthur Thomas no meio da mata que seria transformada em cidade", revela, acrescentando que as imagens fazem parte de um vídeo institucional produzido em comemoração aos 50 anos da companhia. "Aproveitamos trechos desse material que dão uma dimensão mais ampla do que as fotografias daquele período." 
"Ouro Verde – Memórias da Cidade do Café" é o terceiro vídeo produzido por Cavazotti. "Algum tempo atrás produzi um vídeo de dois minutos sobre a história ambiental de Londrina e outro sobre o Rio Paraná, que ainda permanece inconcluso. Foi muito satisfatório realizar esse vídeo-documentário sobre o café, mas prefiro deixar para os espectadores uma avaliação do trabalho. Espero que todos gostem", conclui. 
Com produção da Filmes do Leste, o filme contou com fotografia de Guilherme Gerais; arte de Felipe Augusto; produção de Bruno Gehring; roteiro de Rodrigo Grota; captação de som de Bruno Bergamo; edição de Flávia Fodra; e trilha sonora de Lucas Baptista. 
Outras duas exibições estão programadas para o início de 2016, além da distribuição de 200 DVDs do vídeo em escolas e bibliotecas da cidade. 

Serviço:
"Ouro Verde – Memórias da Cidade do Café", de Fábio Cavazotti
Quando – Hoje, às 20 horas
Onde – Museu Histórico de Londrina (R. Benjamin Constant, 900)
Quanto - Gratuito
Marcos Roman
Reportagem Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário