sexta-feira, 28 de agosto de 2015

LONDRINA: locomotiva do PAI vai para o Museu Histórico

Deputado sugere transferir

Marco Feltrin - Redação Bonde - 27/08/2015 
Representantes da Secretaria Municipal de Cultura, Museu Histórico de Londrina e Associação dos Amigos do Museu estiveram na tarde desta quinta-feira (27) na sessão da Câmara de Londrina para discutir alternativas para evitar a transferência da locomotiva manobreira belga La Meuse para Curitiba. 

O veículo está estacionado em frente ao Pronto Atendimento Infantil (PAI) na avenida Leste-Oeste e a transferência para Curitiba é uma determinação da Superintendência do Paraná do Instituto Brasileiro do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A alegação é de que a locomotiva será colocada para rodar em um circuito turístico administrado pela Associação Brasileira de Patrimônio Ferroviário (ABPF). 

Durante a sessão, o deputado estadual Tercílio Turini sugeriu que a locomotiva seja transferida para o Museu Histórico de Londrina, onde já está a locomotiva Baldwin 840, reformada com recursos do município. "O superintendente do Iphan no Paraná [José La Pastina Filho] sugeriu que uma das alternativas seria colocá-la em um local seguro, com abrigo permanente, guarda 24 horas. Nós temos tudo isto no museu. Se a máquina estiver lá, facilita a permanência", apontou o deputado, que levantou a possibilidade até de entrar na justiça para garantir que a Le Meuse fique em Londrina. 

No início desta semana, o Iphan aceitou estender o prazo de transferência para 30 de setembro, até que um plano de conservação e utilização para fins culturais da manobreira pudesse ser desenvolvido. 

No próximo dia 10, uma reunião técnica entre a administração municipal e técnicos do Iphan vai discutir a possibilidade de transferência ou não da locomotiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário