segunda-feira, 22 de junho de 2015

Gordura no fígado (esteatose hepática): 5 sinais de que você pode ter a doença e não sabe

infohealt

1. Estar acima do peso ideal

2. Ter a glicose dosada no sangue alterada.

3. Ter o triglicerídeo ou colesterol dosado no sangue alterados.

4. Ter feito cirurgia para perder peso no ultimo ano.

5. Ingerir álcool de maneira exagerada ou frequente.

Se você tem algum desses sinais ou condições ou não sabe responder, você pode ter gordura no fígado e não sabe. Leia esse artigo para entender tudo sobre essa condição tão comum e ao mesmo tempo desconhecida…

A gordura no fígado é o que nós médicos costumamos chamar de esteatose hepática ou doença hepática gordurosa.
É uma doença cuja a principal característica é o acumulo de gordura no fígado e usualmente a classificamos em alcoólica e não alcoólica.
Como o próprio nome diz a esteatose hepática alcoólica é a relacionada ao uso abusivo de álcool e tem como principal tratamento a interrupção imediata dessa substância.
Então vamos começar pelo começo…

O fígado

Referencia anatômica do fígado e gordura no fígado
O fígado é um órgão que fica na região superior direita do abdomem.
O fígado é um um órgão que fica no lado superior direito do abdome. É responsável pela remoção de algumas toxinas do sangue, produção de várias moléculas presentes no sangue como algumas proteínas e lipo-proteinas e produz também as principais substancias que formam a bile que é excretada no tubo digestivo e ajuda na absorção de gordura.

A diferença entre a esteatose hepática e a esteato-hepatite:

Existem dois tipos de acumulo de gordura no fígado. A que é acompanhada de inflamação no fígado e a que não é acompanhada de inflamação.
Quando existe inflamação a chamamos de “esteato-hepatite” e quando não existe a inflamação no fígado a chamamos apenas de “esteatose hepática”.
Podemos detectar a inflamação no fígado dosando algumas enzimas no sangue, como a TGO e a TGP, a Gama-GT e a fosfatase alcalina que aparecem quando existe algum dano no fígado . Quando os valores de TGO e TGP, Gama-GT e Fosfatase alcalina no sangue estão elevados podemos desconfiar que algum problema no fígado está acontecendo e são diversas as causas, não precisa ser necessariamente esteato-hepatite.
Quando existe inflamação temos que dar uma atenção maior a doença pois existe uma chance concreta dela evoluir para cirrose hepática que é uma condição grave e irreversível.

Sintomas

Na maioria dos casos não existem sintomas nenhum. Desconfiamos da doença quando alguns exames de rotina encontram-se alterados ou quando o paciente apresenta alguma condição que sabidamente está relacionada a ela. Raramente ela pode ser relacionada a sintomas subjetivos como fadiga e desconforto abdominal.

Condições que podem estar relacionadas a gordura no fígado com ou sem inflamação (esteatose ou esteato hepatite)

Não se sabe exatamente o que causa a esteatose hepática ou esteato-hepatite, mas sabemos que algumas condições ou doenças estão associadas a ela, são elas:
– O sobrepeso e a obesidade.
– A cirugia para perder peso.
– O diabetes ou a resistência a insulina, que é caracterizado pelo aumento dos níveis de glicose no sangue.
– A dislipidemia, ou seja, os triglicerídeos e o colesterol elevados no sangue.
– O uso de algumas medicações.

Quais são os exames para confirmar a doença

Alem do exame de sangue que detecta apenas se existe ou não a inflamação, outros dois exames são muito comuns na avaliação do fígado gorduroso são eles; a ultra-sonografia de abdomen e a ressonância nuclear magnética.
USG de Abdomen e gordura no fígado
A ultra-sonografia de abdomen pode mostrar sinais indiretos de gordura no fígado (esteatose hepática)
Ressonância nuclear magnética e gordura no fígado
O exame de ressonância nuclear magnética também pode mostrar sinais de infiltração gordurosa no fígado.
Em casos extremos, principalmente quando existe razão para desconfiar de alterações mais sérias como a cirrose, seu médico poderá pedir a biópsia do fígado. A biópsia hepática (do fígado) é um procedimento invasivo e ao mesmo tempo definitivo no diagnóstico. Na maioria dos casos ela não será necessária.

Necessidade de afastar outros diagnósticos

Diversas outras doenças do fígado podem causar inflamação e portanto alterações nos exames de sangue. Toda vez que nos deparamos com pacientes com essas alterações temos que afastar alguns diagnósticos alternativos ou até mesmo concomitantes, dentre eles:
– Hepatite viral A, B ou C
– Hepatites medicamentosas
– Hepatites auto-imunes
– Doenças metabólicas e genéticas.
– Uso não declarado de álcool.

Como tratar a doença

Não existe um tratamento direto para a doença. Na maioria das vezes tratamos as condições que estão associadas a ela, e isso costuma ser o suficiente para reverter, ou pelo menos melhorar muito, o acumulo de gordura no fígado.

Nos obesos

Obesidade e gordura no fígado
Sinal 1 – Estar acima do peso
Nos pacientes obesos a perda de peso é fundamental, ela obrigatóriamente deverá ser acompanhada por uma dieta com menos calorias, gorduras e carboidratos e de preferência orientada por uma nutricionista ou um nutrólogo.
Agora uma observação muito importante que poucas pessoas sabem. A perda de peso muito rápida pode na verdade piorar a doença, portanto ela deverá ser gradual e no máximo de 1,6 quilos por semana. Esse é o motivo pelo qual, pessoas que fazem a cirurgia para a redução do peso tem uma chance grande de desenvolver a doença.
Parece que o uso do orlistate, que é uma droga que diminui a absorção de gordura, pode também melhorar a esteatose e a esteato-hepatite.
O consumo das gorduras ricas em omega 3, encontradas nos peixes e na linhaça também parecem ajudar.

Nos diabéticos ou em quem tem resistência a insulina

Diabetes e gordura no fígado
Sinal 2 – Ter a glicose no sangue alterada. Ter diabetes ou resistência insulinica
Nos pacientes diabéticos o controle dos níveis de glicose no sangue é fundamental. O uso do metiformin que é uma das diversas drogas que podem ser usadas para o tratamento do diabetes ou  da resistência a insulina, pode ser benéfico em quem também tem gordura no fígado.
Para saber mais sobre o diabetes não deixe de ler o artigo “O SPC do diabetes“.

Nos dislipidêmicos (quem tem colesterol alto)

Colesterol alto e gordura no fígado
Sinal 3 – Ter o colesterol ou triglicerido dosado no sangue alterado
O controle dos níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue ajudam a melhorar a infiltração gordurosa. Alem da dieta, o uso de estatinas que são medicações para o colesterol pode ajudar.
Veja algumas orientações nutricionais no artigo,  “Gordura na dieta. O que você precisa saber…“.

Nos que fizeram a cirurgia para perder peso

Cirurgia para perder peso e gordura no fígado
Sinal 4 (Aqui é mais uma condição do que um sinal) – Ter realizado a cirurgia para perder peso.
Quem fez a cirurgia para perder peso, ou seja cirurgia bariátrica, tem uma chance maior de acumular gordura no fígado. Isso se deve principalmente por conta do emagrecimento rápido.
Como o emagrecimento rápido é uma característica marcante desse tipo de cirurgia, seu médico no acompanhamento pós-operatório deverá solicitar os exames para saber se a gordura está se acumulando no fígado. A boa noticia é que a gordura no fígado (esteatose hepática) nesses casos costuma melhorar quando o paciente alcança seu peso final e permanece com peso estável.
Se voce quer saber mais sobre a cirurgia para perder peso, leia o artigo “Cirurgia para perder peso. Entenda se você precisa, e o que esperar.

Nos que consomem álcool frequentemente

Uso de alcool e gordura no fígado
Sinal 5 – Ingestão frequente de álcool.
Como já foi dito anteriormente a ingestão frequente de álcool pode ser a causa da gordura no fígado. Quando isso acontece classificamos a doença de uma forma diferente, a chamamos de “esteatose hepática alcoólica” ou “doença gordurosa hepática alcoólica”. Nesses casos o tratamento consiste simplesmente em parar completamente o consumo de álcool.
Mesmo que a causa da gordura no fígado (esteatose) não seja o álcool, quem tem a doença deve interromper (pelo menos até que a doença reverta) o uso de álcool também.

Nos que usam medicações que podem estar associadas a gordura no fígado

Medicações que podem causar gordura no fígado
Algumas medicações podem ser a causa da esteatose hepática.
Algumas medicações podem estar associadas a infiltração gordurosa do fígado, dentre elas:
-Corticóides
-Alguns antidepressivos e antipsicóticos
-Methotrexate
-Amiodarona
-Tetraciclina
-Tamoxifen
A interrupção da medicação, quando possível, é uma forma de tratar a doença.

Para todos que tem gordura no fígado

Uso de vitamina E

Uso da Vitamina E em quem tem gordura no fígado
O uso da vitamina E só deve acontecer em casos selecionados e sob orientação médica.
Alguns estudos, ainda com pouca evidência científica, sugerem que o uso da vitamina E pode melhorar a esteatose. Como a reposição de vitamina E em doses superiores a 400 unidades por dia também pode aumentar o risco de doenças cardiovascular, alguns médicos reservam o uso da vitamina E em doses maiores do que essa (podendo chegar a 800 unidade por dia) para pacientes que não tem diabetes e que tenham sinais de doença mais avançada e de preferência com a doença confirmada por biópsia.

Atividade física

Atividade física em quem tem gordura no fígado
A atividade física é a medida mais eficaz para melhorar quase todas as condições que se relacionam a gordura no fígado
A atividade física é sem dúvida o melhor remédio e o mais barato, mas também infelizmente o mais difícil de convencer as pessoas de “tomar”!
A atividade física ajudará na redução do peso, no controle do diabetes ou da resistência a insulina e no controle do colesterol e triglicerídeos elevados. Vale lembrar que o controle de todas essas alterações por si só, melhoram a saúde e qualidade de vida e diminuem a probabilidade morte por doenças do coração e câncer.

Vacinação para hepatite A e B

Vacinação para hepatite A e B em quem tem gordura no fígado
A vacina para hepatite A e B não trata a gordura no fígado (esteatose), mas evita que novas agressões ao fígado possam piorar a situação.
Alguns médicos recomendam a vacina para a hepatite A e B para quem nunca teve hepatite A ou B e não é vacinado. Assim  evita-se uma ocasional agressão adicional ao fígado caso o paciente entre em contato com um desses virus. Vale lembrar que não existe vacina para a hepatite C.

Acompanhamento

Acompanhamento médico de quem tem gordura no fígado
O acompanhamento médico é fundamental para que a doença não evolua para as formas mais graves.
O acompanhamento médico é fundamental para saber se as medidas tomadas estão funcionando ou não. Principalmente se existem sinais de inflamação no fígado.
A doença quando não tratada adequadamente pode evoluir para cirrose hepática que é uma condição irreversível e que está associada ao câncer de fígado, diminuição da qualidade e da quantidade de vida.
Acredita-se que 43% dos pacientes com esteato-hepatite não alcoólica irá piorar da doença ao longo do tempo com evolução para cirrose.
Em pacientes com a cirrose já instalada, o transplante hepático pode ser uma alternativa em casos selecionados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário