sexta-feira, 26 de junho de 2015

É tempo de morango! Aproveite a oferta e faça 20 delícias com a fruta

Tecnicamente considerado uma falsa fruta, o morango supera essa 'desvantagem' com muito sabor e versatilidade

Redação Bonde - 26/06/2015 --
Vermelho, pequeno, saboroso e típico do verão de temperaturas amenas na Europa, o morango é uma das frutas mais conhecidas no mundo. No Brasil, com a chegada do inverno a fruta invade feiras, supermercados e até as ruas, sendo vendida em convidativas barraquinhas a preços bem atraentes. Isto porque em junho começa a safra do morango, que pode ser facilmente encontrado até o mês de outubro. 

Gostoso e versátil 

A sabor e a versatilidade são os trunfos desta fruta, que pode ser utilizada na produção de sucos, geleias, sorvetes, iogurtes e leites aromatizados. Pode ser usado também em refrescos, vitaminas, saladas de frutas, caldas doces, geleias e bolos. Com poucas calorias, do tipo selvagem ou híbrido, essa doce fruta é uma excelente fonte de folato e potássio. Também é rica em vitamina C e fibras. Em quantidades menores, possui vitamina B5 (Niacina). 

Compra e conservação 

Na hora de comprar o morango veja se a fruta está firme e vermelha até a folha. É importante também que o morango esteja brilhante (isto garante que ele é fresquinha). As folhas devem estar verdes escuras e durinhas. Não compre morango verde, pois a fruta não amadurece depois de colhida! 

Reprodução
Reprodução


O morango é um fruto rasteiro e por isso deve ser lavado com muito cuidado para evitar impurezas e contaminações. De acordo com as boas práticas de manipulação de alimentos, é recomendável deixar as frutas de molho por 20 minutos em uma mistura de água potável com água sanitária (uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água). 

Outra dica: dê preferência aos morangos orgânicos, que são produzidos de forma mais saudável, sem o uso de agrotóxicos. 

Por se tratar de uma fruta sensível, o morango não pode ser guardado por muito tempo, no máximo três dias em geladeira. Para utilizá-lo em sucos e geleias, é possível congelar a fruta por até seis meses. Para congelar, lave e seque bem as frutas, passe-as no açúcar, congele em um pote destampado e embale posteriormente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário