terça-feira, 7 de abril de 2015

iogurte abaixa a pressão arterial; veja outros alimentos

Por iG São Paulo |

Após dois meses de consumo, participantes tiveram redução da pressão arterial; resultado entre hipertensos foi ainda melhor

Existe um motivo a mais para ingerir iogurte regularmente. Além de serem ótimos para o funcionamento do intestino e darem uma turbinada no sistema imunológico, um novo estudo afirma que os probióticos (as boas bactérias encontradas no iogurte) podem melhorar a pressão arterial.
Leia: Sete sinais de que você corre o risco de se tornar hipertenso
Getty Images
Iogurte: no Brasil as opções com probióticos já são encontradas em diversos sabores
Um estudo realizado na Universidade de Griffith, na Austrália, analisou nove novas pesquisas que examinaram a relação de probióticos e pressão arterial. Ao todo, os estudos envolveram 543 pessoas que tomaram probióticos regularmente por um período de dois meses. No fim deste período, foi observado que aqueles que tomaram probióticos tiveram uma redução leve tanto na pressão sistólica (o número mais alto) quanto na pressão diastólica (o número mais baixo) .
Leia também:
25% dos hipertensos não tomam os remédios de modo adequadoAlimentos 'proibidos' para hipertensos

O estudo mostrou que aqueles que tinham pressão arterial igual ou maior a 130/85, que é considerada alta, tiveram resultados ainda maiores na redução da pressão arterial diastólica. Probióticos com mais bactérias também causaram melhor resultado.
O motivo da melhora na pressão arterial está relacionado com os outros benefícios à saúde provocado pelos probióticos. "Acreditamos que os probióticos podem ajudar a baixar a pressão arterial por ter outros efeitos positivos sobre a saúde: melhora as taxas de colesterol, reduz a resistência de glicose e insulina do sangue e e ajuda a regular o sistema hormonal que regula a pressão sanguínea e balanço hídrico", disse Jing Sun, autor principal da pesquisa publicada no periódico científico Hypertension, da Associação Americana do Coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário