sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

UVAIA FRUTA GOSTOSA E MILAGROSA


UVAIA ORIGEM E HISTÓRIA
A uvaia (Eugenia uvalha Cambess. ), também conhecida como uvaieira, uaieira, ubaia2 e uvalha, orvalhs, é uma planta da família Myrtaceae. O seu fruto também é chamado de "uvaia" e "ubaia". Pode ter entre 6 e 13 metros de altura e entre 30 e 5...0 centímetros de diâmetro do tronco. É uma espécie com origem no Brasil, ocorrendo-nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
ETIMOLOGIA
"Uvaia" e "ubaia" derivam do tupi iwa'ya, que significa "fruto ácido, azedo".
DESCRIÇÃO
A floração ocorre entre os meses de agosto e dezembro, frutificando entre setembro e janeiro. A flor é branca e solitária. É típica de florestas ombrófilas densas, florestas estacionais semideciduais, mata ciliar e cerrado. A árvore tem de seis a 13 metros de altura e, geralmente, tem um tronco único ou bifurcado, com no máximo 50 centímetros de diâmetro. O fruto é amarelo, arredondado, contendo duas sementes em seu interior e possuindo aproximadamente quatro centímetros de diâmetro.
UTILIZAÇÃO
A uvaia tem alto teor de vitamina C (cerca de quatro vezes mais do que a laranja). Tem a polpa muito delicada, com a casca bem fina, de um amarelo-ouro ligeiramente aveludado. O aroma é suave e muito agradável. Um dos grandes problemas desse fruto é que amassa, oxida e resseca com facilidade, por isso não é muito encontrada em supermercados. Seus frutos são comestíveis, embora muito ácidos, e muito apreciados para o consumo na forma de sucos  e geléias, razão pela qual é largamente cultivada em pomares domésticos.
São também avidamente consumidos por várias espécies de pássaros, o que a torna bastante recomendável para reflorestamentos heterogêneos destinados à recomposição de áreas degradadas de preservação permanente. A uvaia é utilizada em projetos de reflorestamento (áreas degradadas, preservação permanente e plantios mistos) e paisagismo (ornamental e pomar doméstico). Sua madeira é empregada apenas localmente para moirões, estacas, postes e lenha
PLANTIO
A coleta de suas sementes é feita diretamente da árvore quando começa a queda espontânea dos frutos, ou então elas são recolhidas do chão. A época de coleta de sementes é de dezembro a janeiro. O crescimento da muda é médio. A germinação é normal. O plantio é em mata ciliar e área aberta. Fonte : Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário