terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

BLOQUEAR A MENSTRUAÇÃO ( MITOS E VERDADES )

Está pensando em bloquear a menstruação? Médicos explicam mitos e verdades

Redação Bonde








Você sofre muito com TPM ou durante o ciclo menstrual? Só de pensar que a menstruação está chegando você já fica desanimada, pensando nas cólicas e mal estar? Devido a tantos problemas, muitas mulheres pensam em bloquear o ciclo. Mas o que os médico dizem sobre isso?

Em 1996, o ginecologista Elsimar Coutinho lançou o livro "Menstruação, a Sangria Inútil". Nele, havia métodos de se interromper o ciclo menstrual para mulheres que sofriam de TPM intensa, cólicas, endometriose e outros problemas. A partir daí, surgiram discussões entre médicos que concordavam ou não com essa proposta.


Menstruar ou não menstruar

O Rogério Bonasssi, ginecologista e presidente da Comissão Nacional de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), explica que existem vantagens em interromper o sangramento. "Se a mulher tem sintomas negativos relacionados à menstruação, o aconselhamento é que ela use métodos para parar o sangramento", explica. Se ela convive bem com o ciclo, não há motivo para interromper, segundo ele.

Já o ginecologista Flávio Zucchi, do Hospital Santa Catarina, em São Paulo, o bloqueio não é recomendado. "Embora esses hormônios pareçam seguros, ainda não conhecemos os efeitos no corpo ao longo prazo", disse.

Como interromper

Rogério Leão, do corpo clínico do IPGO e médico-assistente da Unicamp, explica que há várias opções para interrupção do ciclo. "Há pílulas contínuas, mais comuns que combinam progesterona e estrogênio, o DIU com hormônio, as pílulas apenas com progesterona e a injeção, mas em todos os métodos pode ocorrer spotting", explica em entrevista ao Terra.

Spotting é aquele sangramento de escape. Mesmo que você esteja utilizando alguns destes médotos, pode acontecer um sangramento.

Mitos da pausa

Especialistas garantem, entretanto, que não existem doenças conhecidas relacionadas à interrupção da menstruação. Há estudos, segundo eles, que comprovam a redução de chances de se ter um ovário ou endométrio quando o sangramento cessa.

Bonassi ainda explica que as chances de engravidar não diminuem com o bloqueio da menstruação. "Quando se para de tomar o contraceptivo que bloqueia a menstruação, as chances são as mesmas. Essa taxa só muda de acordo com a idade", disse. De acordo com ele, a menopausa é genética e há um número exato de folículos para cada mulher. Mesmo que ela não menstrue, eles estão morrendo", explica.

Os ginecologistas recomendam que a mulher opte por continuar com o fluxo normal, caso ele não atrapalhe tanto a sua rotina. Se você realmente quer bloqueá-lo, marque uma consulta com o especialista e siga as recomendações do profissional que você confia.
Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário