sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

CONHEÇA A CIDADE DE TIBAGI - PR. TRILHAS, CACHOEIRAS E AVENTURAS

Trilhas, cachoeiras geladas e belas paisagens são atrações imperdíveis em Tibagi

A cidade é o destino perfeito tanto para quem gosta de trilhas e desafios, quanto para quem deseja apenas curtir o campo

Redação Bonde
Não é preciso ir muito longe para conhecer paisagens incríveis e se aventurar pela natureza. Tibagi, no centro-leste do Paraná, é o destino perfeito tanto para quem gosta de trilhas e desafios, quanto para quem deseja apenas curtir a paisagem do campo. É no município que está localizado o Parque Estadual do Guartelá que abriga o Canyon Guartelá.

No Canyon, o sexto maior do mundo, um desfiladeiro às margens do rio Iapó forma um visual incrível. Para apreciar a paisagem, é preciso pegar uma trilha, que vai da entrada do parque até um mirante. A trilha até o mirante é tranquila e pode ser feita sem maiores preocupações - o caminho é feito de madeira e bastante regular. Passado pouco mais da metade da trilha é possível se refrescar e aproveitar os famosos "panelões" d’água onde o banho é permitido. São pequenos buracos nas pedras que formam verdadeiras hidromassagens naturais.

À direita do mirante está a Cachoeira da Ponte de Pedra. Vista do mirante a paisagem é impressionante, principalmente quando alguns pássaros decidem dar um passeio pela cachoeira, fazendo seus voos acrobáticos. A cachoeira tem cerca de 200 metros de altura e apresenta a formação de uma ponte de pedra, que a corta no meio. Para chegar mais próximo da cachoeira, deve-se continuar na trilha. Esta última parte apresenta um pouco mais de dificuldade de caminhada, já que o caminho é feito entre pedras e formações rochosas. Pequenas lajotas vão indicando por onde segue a trilha, por isso, é preciso cuidado e atenção.
Gina Mardones
Gina Mardones


Há ainda uma trilha alternativa, essa feita somente com um guia e agendamento prévio, que passa por várias pinturas rupestres, feitas por indígenas, jesuítas e tropeiros, que visitaram e habitaram a região há centenas de anos.

A entrada no Parque Estadual é gratuita, porém, é preciso fazer um cadastro antes de entrar. Quem quiser economizar tempo, pode preencher o formulário pela internet e entregá-lo impresso no parque. O local funciona de quarta-feira a domingo, além de feriados nacionais, das 8 às 18h.

Natureza, agroturismo e aventura

Para quem quer curtir a natureza, Tibagi é parada obrigatória. Quem for se hospedar na cidade pode escolher entre os vários hotéis, pousadas e campings que oferecem estadia e muitas opções de lazer. Vários estabelecimentos estão localizados próximos de saltos, lajeados e cachoeiras, que se tornam um atrativo a mais, além do Canyon.

No Complexo Itaytyba, por exemplo, o visitante tem à disposição mais de 20 trilhas, que vão desde as mais leves até as mais fortes, sempre passando por paisagens incríveis e cheias de descobertas. Se no inverno as trilhas passam principalmente pelas formações rochosas e contemplam mais a geografia do local, na temporada de verão, que já começou, os turistas podem se aventurar em caminhos que sempre levam a um bom banho de cachoeira.

Para quem prefere mais tranquilidade, é possível curtir o turismo rural. Neste caso, o visitante pode fazer passeios a cavalo e participar de várias atividades típicas da vida da fazenda, como tirar leite das vacas. O complexo também oferece uma espécie de museu, chamado de "Casa da Memória", onde é possível ver a evolução da vida na fazenda, com maquinários e equipamentos originais de diversas épocas.

Outro ponto imperdível é o tradicional café tropeiro, servido em um casebre rústico e preparado tradicionalmente de maneira que o pó é incorporado à água sem utilizar filtro e misturado pelo calor de uma brasa bem quente.

Para finalizar o passeio, vá até o mirante do complexo. De lá, de uma altura de 1.140 metros, é possível ter a visão inversa do Canyon, do mirante do Parque Estadual e da Cachoeira da Ponte de Pedra.

Agora, se a sua praia for aventura, Tibagi não vai decepcionar. Enquanto o rio Iapó embeleza a cidade com sua paisagem sob o canyon, o rio Tibagi é utilizado principalmente pelos turistas mais radicais. É por lá que são feitos rafting, caiaque-rafting, boia-cross e outros esportes aquáticos com mais emoção. Com estrutura preparada para a prática de esportes radicais, Tibagi também virou destino dos amantes do voo livre, que invadem o Morro do Comuna em busca de muita emoção.

A 'terra do diamante'

Com cerca de 20 mil habitantes, Tibagi também é uma cidade histórica. Marcada pelo tropeirismo e pelo ciclo do garimpo de diamantes, a cidade dos Campos Gerais preza pela sua história. No centro da cidade, a igreja, a biblioteca e o museu histórico chamam atenção principalmente pela arquitetura.

O museu histórico tem entrada gratuita e vale a visita. Lá, é possível ver de perto, por meio de fotos, equipamentos e objetos porque Tibagi era chamada de "Terra do Diamante" no período entre 1910 e 1945, quando pessoas de todos os cantos do Brasil desembarcaram na cidade para explorar as riquezas do rio que dá nome ao município.

Além disso, o clima de cidade do interior, aliado à paisagem e opções de lazer transformam Tibagi em um destino mais do que agradável. Prova disso, é o título conquistado pela cidade em 2007, quando foi eleita a "Melhor cidadezinha do Brasil" pela revista Viagem e Turismo juntamente com o Guia Quatro Rodas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário