terça-feira, 21 de outubro de 2014

MUSEU DE GEOLOGIA e PALEONTOLOGIA da UEL.

NIGER MARENA



DERRADEIRO DESAFIO À MUSEOLOGIA...
                                                                   Reflexões de um Museólogo


                    No último dia 30 de Setembro, assumi a Curadoria de Acervo lítico e arqueológico do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Londrina. Em 40 anos de exercício profissional, sempre laborei em Museu Histórico. Exceção em 2012 quando tive que estruturar o Museu do Plantio Direto, em Mauá da Serra.
            
               Museu Histórico labora-se com  “objetos” fabricados pelo homem. Tratando-se de um Museu Geológico e Arqueológico, entendo, é um acervo fabricado pelo próprio DEUS!

               Reside ai um grande desafio! Elaborar um marketing cultural promovendo  acervos  onde encontramos as “mãos do Criador”! Persuadir através dessa valiosa coleção, fruto do trabalho “árduo” de brilhantes pesquisadores levar os homens a respeitarem o planeta Terra! Mostrar-lhes que a Terra  é também um ser vivo! Ela própria nos conta a história de sua formação e desse vasto universo. 

              Recepcionado pelos Professores Cleuber Moraes Brito, José  Paulo Pinese, Pedro Vendrame  e Angelo Spoladore, deles recebi a missão, de estruturar e dar forma de “museu” obedecendo princípios da moderna museologia e feição legal, ao acervo de minerais, rochas e solos, o qual vem sendo reunido desde o ano de 1969. Docentes do curso de história e geografia da extinta Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina, constituíram o Museu Geográfico e Histórico do Norte do Paraná, tendo à frente o docente Padre Carlos Weiss.  Assim vai nascendo o                                      MUSEU DE GEOLOGIA e PALEONTOLOGIA            da UEL.  Buscando para ele um espaço pelo menos um pouco mais amplo no “campus”  e idealizando uma ousada “Exposição” sobre minerais, rochas e solos do Norte do Paraná inserida  nas comemorações pelo transcurso dos 80 anos de instalação do Município de Londrina a acontecer em 10 de Dezembro vindouro. Para 2015 trabalhamos com a montagem de uma outra mostra sobre Pedras Ornamentais, oportuna sugestão dos Professores Moraes e Angelo Spoladore. Com ela, esperamos somar esforços junto com os cursos de Arquitetura e Engenharia.
       Há um trabalho invisível, os quais poucos os veem e o valorizam! Resultado  da dedicação de pesquisadores da UEL. Recordo-me da preocupação da querida ex-reitora Lygia Pupatto, com o acervo produzido na área da biologia. Existem outros, como certa vez observou a  Magnífica Reitora, Berenice Jordão, citando as produções da Fazenda Escola e do curso de Agronomia. Não se falando do pequeno Museu de Anatomia pensado pelo saudoso médico Carlos Costa Branco... A direção  do Museu Histórico de Londrina “Pe. Carlos Weiss”, órgão suplementar, concordou em ceder  seu único museólogo e  técnico em museologia para essa tarefa. Compreendendo sua importância e prioridade no contexto da vida acadêmica. No que se faz merecedora de um “voto de louvor” a Diretora Regina Allegro! Desta recebi palavras de incentivo para a  nova missão! Informando-me de que umbilicalmente continuarei sempre entranhado no Museu Histórico de Londrina.

      Aproximando-me da avançada idade de 67 anos tenho que administrar uma dicotomia: a mente continua jovem mas “fisicamente” há momentos nos quais sinto as forças me abandonarem!   

     Assim, em um mundo de carências eis que tornei-me: Ninger! museólogo da Geociências!...
    
   



Dado longe do céu
porém ...  no”campus” da UEL,
Primavera de 2014 DC,  em
3.367 anos da fundação de Memphis
Annum da Amorc        Rosae Crucis

Nenhum comentário:

Postar um comentário