quarta-feira, 29 de outubro de 2014

MANGANÊS NO CONTROLE DO DIABETES


mineral manganes bom para saude


O manganês é um mineral que é essencial para o nosso bem-estar. Só recentemente os cientistas começaram a estudar este nutriente e a compreender sua relação complicada com o corpo. Devido a isso, as suas propriedades benéficas e os efeitos colaterais não são completamente compreendidos, ainda. No entanto, os pesquisadores têm um entendimento geral sobre como o manganês pode nos ajudar, e por que é tão importante para o corpo.
Ao longo dos anos, tem-se verificado que este nutriente essencial pode influenciar positivamente os nossos sistemas biológicos. Há quatro maneiras bem conhecidas, nas quais o manganês pode beneficiar o nosso organismo:
  1. Desenvolvimento dos ossos: O manganês é importante para a formação dos ossos. Indivíduos com deficiência deste nutriente essencial são mais propensos a ter um desenvolvimento esquelético anormal.
  2. Proteção das células: o manganês funciona como um antioxidante que protege as células contra os danos causados ​​por radicais livres. Estes compostos, e os danos que eles causam no corpo são conhecidos por levarem ao desenvolvimento de doenças graves, como câncer, artrite, diabetes e aterosclerose.
  3. Cicatrização: o manganês desempenha um papel importante na forma como o corpo cura a si mesmo após uma lesão. Isto é devido ao fato de que ele é necessário para a ativação de certas enzimas que ajudam no processo de cicatrização de feridas.
  4. Metabolização eficiente: o Manganês ativa enzimas no corpo, que atuam no metabolismo de carboidratos, colesterol e aminoácidos.
Uma deficiência deste nutriente é grave, e pode levar a uma variedade de problemas, tais como um comprometimento da tolerância a glicose, formação óssea anormal, problemas na função reprodutiva e crescimento atrofiado. Em média, os adultos devem ingerir 1,8 mg do mesmo diariamente. Mais do que 11 mg por dia pode levar a graves problemas, como por exemplo a doença de Parkinson.
O manganês é conhecido por ser eficaz no combate a alguns problemas de saúde. Para começar, sabe-se que as pessoas com diabetes geralmente têm uma deficiência deste nutriente essencial, o que pode mesmo ser uma causa da doença. Comer alimentos ricos em manganês, ou tomar suplementos pode aumentar a eficácia do seu metabolismo da glicose. Aqueles com osteoporose ou que sofrem de epilepsia, também podem tirar benefícios deste nutriente, que ajuda a aliviar os sintomas causados ​​por essas condições de saúde.
O Manganês pode ser encontrado em legumes, verduras, cereais integrais e frutas. As melhores fontes para isso são aveia, arroz integral, cravo, grão de bico e espinafre. Também está disponível como suplemento, encontrado na maioria das farmácias. No entanto, é importante saber que o manganês pode interagir com alguns antibióticos e alguns nutrientes (especificamente: cálcio, ferro e zinco). Preste atenção no que você costuma consumir e fale com o seu médico antes de decidir aumentar a sua ingestão desse importante nutriente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário