domingo, 5 de outubro de 2014

ALVARO DIAS COMEMORA SUA 4ª VITÓRIA COMO SENADOR ( SENADO )

Alvaro Dias (PSDB) é eleito pela quarta vez como senador pelo Paraná

Do UOL, em São Paulo

  • Gisele Pimenta/Estadão Conteúdo
    O senador Alvaro Dias, eleito para seu quarto mandato pelo Estado do Paraná O senador Alvaro Dias, eleito para seu quarto mandato pelo Estado do Paraná
O senador Alvaro Dias (PSDB), 69, foi reeleito ao Senado pelo Paraná neste domingo (5) e cumprirá seu quarto mandato na casa. Desde o início da campanha, o senador já aparecia como favorito nas pesquisas.
O resultado final da apuração confirmou a grande vantagem do tucano, que conquistou 77% dos votos válidos, contra 12,51% do segundo colocado, Ricardo Gomyde (PC do B). O terceiro mais votado foi Marcelo Almeida (PMDB), com 8,73%. Nenhum dos outros cinco candidatos - Professor Piva (PSOL)Adilson Senador da Família (PRTB)Mauri Viana (PRP)Castagna (PSTU) e Luiz Barbara (PTC) - conseguiu chegar a 1% dos votos válidos.
O PSDB também saiu vitorioso no Paraná na disputa pelo governo do Estado, com a reeleição em primeiro turno de Beto Richa.
Após a vitória neste domingo, e caso cumpra o mandato até o fim, Alvaro Dias se tornará o senador com mais tempo da história do Estado, com 32 anos de cargo (cada mandato de senador tem oito anos).
Nesta campanha, o senador ganhou destaque ao aparecer na propaganda eleitoral gratuita com seu cachorro de estimação, Hugo Henrique. O cão da raça bichon frisé foi usado para que ele apresentasse um projeto seu que proíbe o uso dos animais para pesquisas e desenvolvimento de produtos cosméticos e de higiene pessoal.
Além de sua aparição, aproveitou para ridicularizar Gomyde, dizendo que Hugo Henrique teria mais votos que ele. Em resposta, Gomyde distribuiu uma foto sua com uma onça pintada.
Na campanha, Dias também enfrentou uma saia justa: a candidata ao governo pelo PT, Gleisi Hoffmann, recuperou um vídeo em que o senador aparece criticando o atual governador Beto Richa (PSDB) e o exibiu no horário eleitoral gratuito.
No vídeo, Dias fala que "parece que o governador eleito em 2010 ainda não tomou posse" e que não era por serem do mesmo partido que não iria criticá-lo. Em um primeiro momento, Richa pediu para que a Justiça Eleitoral proibisse que a peça fosse veiculada, mas o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) negou o pedido. Depois, foi a vez de Dias pedir e conseguir a proibição do vídeo.
Com R$ 368 mil, Dias foi o segundo candidato que mais gastou em sua campanha ao Senado. Ele ficou atrás de Marcelo Almeida (PMDB), candidato mais rico do Brasil, que investiu R$ 1,9 milhão.
Ampliar

Eleições 2014 no Paraná27 fotos

1 / 27
5.out.2014 - Depois de votar em Londrina, o senador e candidato à reeleição Alvaro Dias (PSDB), acompanha a mulher Débora Dias e o filho a votar, neste domingo (5). Segundo a pesquisa do Datafolha divulgada neste sábado (4), o tucano aparece com 61% das intenções de voto, enquanto o segundo colocado, Ricardo Gomyde (PCdoB), tem 7% Gisele Pimenta/Estadão Conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário