sábado, 6 de setembro de 2014

TOMATES SEM AGROTÓXICOS E SEM QUÍMICA NO PARANÁ

FOLHA RURAL

Tecnologia, qualidade e sabor

Produção de tomates gourmet sem agrotóxicos é feita com tecnologia de ponta no Norte do Paraná

 
Fotos: Celso Pacheco
A atenção aos colaboradores não se resume ao treinamento para a função, mas visa também à saúde e à formação de líderes
"Não trabalhamos com produtos transgênicos. Escolhemos as variedades e produzimos as que apresentam melhores resultados", afirma Patrick Ferro
Setecentos mil metros quadrados. Esta é a área utilizada por uma empresa norte-paranaense para o plantio de tomates. Não bastasse o tamanho que impressiona, as estufas possuem alta tecnologia e são capazes de controlar a umidade e temperatura do local, a radiação solar bem como o consumo de água, nutrientes e minerais absorvidos pelas plantas. Não é a toa que estas estufas são chamadas de "casas de cultivo de alta tecnologia", algumas possuem até mesmo estação meteorológica e a capacidade de controlar a temperatura interna em até 20 graus.

Com tecnologia de ponta trazida de vários países, a lavoura da Eco Sabor Alimentos produz 20 variedades de tomates – considerados o carro chefe da empresa, 15 tipos de pimentões, além de pepinos. A partir de agora você vai conhecer um mundo novo, a equipe de reportagem da FOLHA foi a primeira a entrar e conhecer as estufas da empresa, e a forma de produção impressiona.

As fazendas estão localizadas nos municípios de São Sebastião da Amoreira, Bandeirantes, Bela Vista do Paraíso, Ortigueira e há uma unidade em construção em Santo Antônio da Platina. A expectativa dos administradores é chegar aos sete milhões de quilos de tomates produzidos neste ano. O produto é distribuído nas principais cidades do Sul e Sudeste brasileiros e em breve deve alcançar as grandes redes de supermercados do Nordeste. Além disso, não falta muito para que os tomates produzidos no Norte do Paraná alcancem os Estados Unidos. De acordo com Patrick Ferro diretor-presidente da Eco Sabor, o grupo está em negociação com uma cadeia norte-americana de supermercados.

As genéticas de tomates e pimentões usadas pela empresa são exclusivas e adquiridas junto às grandes sementeiras mundiais. "Não trabalhamos com produtos transgênicos. Compramos as variedades de nosso interesse, testamos na fazenda e produzimos em grande escala aquelas que apresentam os melhores resultados", afirma o diretor-presidente. Conforme ele, todas as variedades de tomates plantadas nas fazendas são consideradas gourmet, isso significa que o fruto passa por uma avaliação que analisa a polpa, acidez e a quantidade de açúcares presente no fruto. "Só trabalhamos com tomates e pimentões no segmento premium e, de todas as variedades produzidas, o tomate mediterrâneo é o mais complexo porque tem a pele extremamente delicada e qualquer interferência de vetor danifica o fruto", informa. Para que o produto chegue sempre fresquinho ao consumidor, a colheita é feita diariamente e o objetivo da empresa é que, nas regiões próximas às fazendas, os frutos estejam disponíveis aos consumidores em menos de 24 horas após a colheita.

SELO COMO GARANTIA
As quatro fazendas que fazem parte da produção de tomates, pimentões e pepinos da Eco Sabor recebem o selo de Fazendas Sustentáveis Brasileiras (FSB). Criado pela própria empresa, o selo significa que as fazendas são auditadas constantemente com o objetivo de garantir a qualidade rigorosa dos frutos. "Para receber o selo a fazenda precisa manter a reserva legal de mata nativa, deve fazer o controle de resíduos, não pode causar impacto ambiental, precisa ter um modelo de produção sustentável, controlar os resíduos químicos e fazer o descarte adequado de todos os materiais, além disso a fazenda deve seguir as normas da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) e agregar alguns benefícios aos colaboradores", elenca Patrick Ferro, diretor-presidente da empresa. A fim de reforçar a preocupação com a questão ambiental, ele acrescenta que a frota está sendo reformulada já que veículos mais modernos emitem menos dióxido de carbono.

Para garantir ao consumidor o controle das lavouras, Ferro afirma que alguns tomates entregues nos supermercados passam por análises para identificação de resíduos químicos. "Temos parceria com um laboratório. Nossos clientes coletam algumas unidades periodicamente sem nos informar e encaminham para análise. Nos propomos a passar por este controle por uma questão de credibilidade e qualidade dos produtos", aponta.
Michelle Aligleri
Reportagem Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário