sábado, 30 de agosto de 2014

CIGARRO - TABACO - A chupeta do diabo - PARE COM ISSO JÁ!....


Do Leitor:
 
APDD,  Olhe, sei que tem andando bastante ocupado. Mas se tivesse disponibilidade, gostaria que escrevesse um artigo no seu blog, sobre o Tabaco e a sua proibição (ou não) de usar pelos cristãos. Se o fizesse ficaria muito agradecido.

Deus te abençõe!

Fernando 



Minha resposta:

Caro Fernando, e demais leitores que a paz e o amor de Deus, por Jesus Cristo, seja em vossos corações!

Visto que o cigarro/tabaco é uma droga licita (legal / autorizada) e que causa dependencia, iniciarei este estudo abordando primeiramente o que vem a ser o vício.

Segundo o dicionário, algumas definições para vicio são: 
.
  • Defeito físico e moral
  • Deformidade, imperfeição 
  • Falta, defeito, erro 
  • Costume censurável e/ou condenavel 
  • Tendencia habitual para o mal.

Pesquisando na minha Bíblia de estudo Thompson (Almeida Contemporânea) e também nas versões da SBB (Sociedade Bíblica do Brasil) não há nenhuma citação  na Bíblia que se refira ao cigarro em especifico.

Para o cigarro eu adotaria a mesma postura que tenho para com o alcool, ou seja, sempre que me perguntam sobre o alcool, digo que o álcool é uma droga que vicia, mata e destroi familias. A unica diferença que vejo entre o cigarro  e a bebida é que o  tabaco é menos maléfico para a familia, e atinge principalmente o individuo que faz uso deste tipo de droga, exceto se o fumante não respeitar os não fumantes durante o ato de fumar.

Quando lemos os 10 mandamentos, revelados por Deus à Moisés, citado no livro doÊxodo capítulo 20, explicitamente somos esclarecidos sobre aquilo que não devemos fazer, honestamente, na Bíblia não há nenhum mandamento do tipo “Não fumarás”, mas isto não significa que os cristãos estão liberados, é a aquela história que conhecemos bem: “todas as coisas são licitas, mas nem todas as coisas convêm” 1º Corintios 6:12.

Se o tabagismo fosse algo benéfico não sofreria tantas restrições por parte dos governos no mundo todo. Recentemente o governo do Estado de São Paulo criou uma lei que restringe o fumo em determinados ambientes, com isso, a atividade de fumar tornou-se algo anti-social, como vimos no inicio deste texto, uma das definições de vício é “tendencia para o mal”, e a Bíblia que para nós cristãos é a Palavra de Deus e única regra de fé e conduta nos diz: “abstende-vos de toda aparência do mal” 1 Tessalonicenses 5:22.

Suponhamos que fumar não seja um pecado,  mesmo assim devemos evitar, pois, nós que almejamos ser a luz do mundo devemos servir de exemplo tanto aos crentes quanto aos não crentes, e isso é um tanto complicado se moralmente somos passíveis de censura por causa do fumo, e a censura passa a existir efetivamente a partir do momento em que as pessoas/governos passam a encarar o ato de fumar como algo anti-social.

Digamos que um cristão faça uso moderado do cigarro, em minha opinião, ainda assim ele está dando um mau exemplo, pois, está fazendo uso de algo que é nocivo a si mesmo e a terceiros.

Não nos esqueçamos também que as crianças imitam os adultos, e o tabagismo é um péssimo comportamento para as criaças imitarem, principalmente, porque faz mal para saúde. Aliás, nosso corpo é o templo do Espírito Santo (1° Coríntios 6:19), se diariamente lançamos mão de coisas que sabemos que afetam a saúde do nosso corpo, nos matando a cada tragada, estaremos também a cada tragada destruindo nada menos que o templo onde habita o Espírito Santo de Deus.

Não sei se agora estou sendo muito radical, mas vejo desta forma: o fumante é um suicida que se mata a cada tragada, e ao mesmo tempo é um homicida porque envenena as pessoas que estão a sua volta a cada emissão de fumaça através sua boca ou nariz.

Reflita comigo: os suicidas e homicidas herdarão o Reino dos Céus?

Jesus deu sua vida na cruz para que através do derramamento de seu sangue o homem fosse livre, um viciado não tem controle sobre seu vicio, portanto, torna-se escravo do seu vício. Acho que aqui cabe a outra metade do versículo de 1º Corintios 6:12 que poucos citam/conhecem, vejamos: "Todas as coisas me são lícitas, mas eunão me deixarei dominar por nenhuma delas"

Não sou dono da verdade, muito menos é esse texto a verdade absoluta, longe de mim parecer ser um juiz que  condena ou absolve os irmãos e irmãs fumantes.

No mês de julho estive na  “Exposição Corpos” (Link) no Ibirapuera / SP, tive a oportunidade de ver de perto, ao vivo e a cores, um pulmão de um fumante e um não fumante, lado a lado. É algo feio de se ver.

Imagino que não seja fácil se livrar de um vicio, mas hoje em dia, só é fumante quem quer, existem muitos métodos de se livrar do vicio do cigarro, inclusive, muitos desses tratamentos estão disponíveis no sistema publico de saúde.

Ocorreu-me algo na mente agora, nem ia escrever, mas fica como uma dica minha para os irmãos e irmãs fumantes que desejam parar de fumar, façam o seguinte: pegue seu maço de cigarros e com uma tesoura corte os cigarros ao meio, assim, mesmo você fumando a mesma quantidade de cigarros por dia estará fumando apenas metade do que está habituado, com o tempo diminua a quantidade de cigarros ou o comprimento deles.

Aos fumantes eu aconselho que roguem a Deus, e que também se esforcem para se livrar do vício, afinal, isso será bom para você mesmo. Seu corpo e sua saúde agradecem.

Aos que nunca fumaram eu diria: Evite a primeira tragada!

Nota: "Chupeta do Diabo" é o nome dado ao cigarro por organizações como a OMS (Organização Mundial de Saúde).
.
Fraterno abraço,
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário