quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

GENGIBRE E O DIABETES

Jengibre 2GENGIBRE E DIABETES: O QUE VOVÓ NÃO SABIA SOBRE O GENGIBRE


O gengibre é uma erva cujo caule é subterrâneo e é muito utilizado para culinária na África, Índia, China, Austrália, Japão e Jamaica desde os tempos antigos. Desde então, nossas avós tem usado esta planta para curar dores de estômago, cólicas, diarreia, náuseas, dor de garganta, tosse, e quem sabe quantas outras condições… O que é mais interessante é que em todos estes testes, o gengibre sempre foi vitorioso, e provavelmente, essa é uma das razões pelas quais hoje, o gengibre é estudado cientificamente por pesquisadores, com o objetivo de continuar a descobrir e aperfeiçoar suas propriedades terapêuticas e tirar o máximo proveito dele.
Entre as mais recentes descobertas sobre os benefícios do gengibre está o efeito benéfico que ele oferece às pessoas com diabetes tipo II, mas antes de explicarmos mais detalhadamente, gostaríamos de lembrar que nesta condição, o metabolismo da glicose pode ser alterado por uma diminuição na sensibilidade dos receptores de glicose ou por uma produção anormal de insulina, com uma fraca resposta à ingestão de glicose pelo indivíduo afetado. Isso resulta em uma elevação anormal e sustentada dos níveis de açúcar no sangue e, portanto, um estado metabólico onde a célula não pode desempenhar as suas funções devido à falta de glicose, enquanto esta se encontra em excesso na corrente sanguínea.
O efeito positivo do gengibre para o diabetes se apresenta de diferentes maneiras. Pode afetar positivamente duas enzimas que são responsáveis pela degradação e metabolismo da glicose, mas por outro lado, pode também pode atuar sobre as enzimas da inflamação, e alcançar o controle desta condição nos casos de síndrome metabólica, que é uma das complicações do diabetes, como se sabe.
Quando o açúcar no sangue está elevado, o processo digestivo é lento, pesado e mais difícil e muitas vezes desenvolvem gases e movimentos intestinais irregulares que podem levar a cólicas e diarreia. Ao usar gengibre no preparo de alimentos ou incluí-lo como suplemento diário em cápsulas, chás ou extrato, vamos observar que o esvaziamento gástrico é efetivamente mais rápido e isso vai levar a uma digestão normal e suave.
Outro mecanismo através do qual o gengibre pode ajudar no controle do diabetes tipo II, é através do aumento da produção da proteína GLUT4, a qual estimula a utilização de glicose pelas células musculares. Este efeito foi totalmente descrito em uma pesquisa realizada na Universidade de Sydney, em 2009.
Além disso, observou-se que a utilização do extrato ou óleo de gengibre pode diminuir os níveis de glicose em até 35 %, enquanto aumenta 10 % da secreção de insulina em indivíduos com diabetes tipo II.
A partir destes estudos, percebe-se que esta espécie tão utilizada por nossas avós tem resistido ao tempo, e continua sendo aconselhável mantê-lo nossa despensa para desfrutar de todos os seus benefícios.
Share it now!

Nenhum comentário:

Postar um comentário