domingo, 10 de novembro de 2013

ESCOLA DA TERRA NA POUSADA MARABU ROLÂNDIA ECOLOGIA


Hoje as crianças da escola municipal Nossa Senhora Aparecida do Bartira (ROLÂNDIA) aventuraram-se na Pousada Marabú. Acompanhando a longa raiz da figueira Branca de 400 anos iniciaram a trilha pela mata, conheceram um pouco mais sobre a importância da preservação da natureza e identificaram as arvores nativas e os bichos, colheram e provaram framboesas frescas. Beberam água da mina, conheceram a vegetação próxima a cachoeira e as nascentes ao redor do ribeirão Cafezal. Ao entrarem no Cine da Mata um dos alunos, Gustavo, ficou muito entusiasmado e apresentou o Cine a todos com muita graça e alegria enquanto que na sala de aula ele não participa das atividades, e até dorme durante o intervalo sendo que aqui ficou muito ativo e parecia que havia encontrado o seu lugar! 
Brincaram no balanço, chuparam jabuticabas e enquanto faziam seu lanche embaixo da castanheira aprenderam como reciclar os resíduos do seu lanche. Margarita apresentou-lhes ainda os tipos e formatos das sementes, a sementeira e quando chegaram na Horta Esperança todos agarraram livremente alguma ferramenta e puseram-se a explorar o espaço, cavando buracos, carpindo matinhos, e sozinhos organizaram-se nas atividades colocando esterco, plantando e regando felizes. E esta experiência mostrou o quanto é importante saírem da sala de aula e poderem apreender da terra!!!!
  • Daniel Steidle É TAMBÉM A ESCOLA DA VIDA, TÃO SIMPLES E PODEROSA. PARABÉNS ADRIAN! ME PERGUNTO: NÃO É NOVIDADE O BENEFÍCIO DESTE TIPO DE ESCOLA... TAMBÉM NÃO É NOVIDADE A LIMITAÇÃO DAS ESCOLAS CONVENCIONAIS... PORQUE ENTÃO NÃO VIABILIZAR MAIS ESPAÇOS NATURAIS OU AGRÍCOLAS PARA AS CRIANÇAS? COMO CONVENCER O "SISTEMA EDUCACIONAL"?

Nenhum comentário:

Postar um comentário