terça-feira, 5 de novembro de 2013

A IMPORTÂNCIA DOS CARBOIDRATOS PARA O ORGANISMO


Muita gente opta por tirar o carboidrato da dieta, como forma de conseguir o peso desejado. No entanto, esquecem que este componente é fundamental para o bom funcionamento do corpo. Também chamados de Hidratos de Carbono, os carboidratos são a fonte de energia mais importante para o ser humano, pois se transformam em glicose, combustível indispensável para o funcionamento dos órgãos, músculos e do cérebro, pois as células do sistema nervoso central são nutridas pelos carboidratos.
Para quem pratica atividade física regularmente, o carboidrato é fundamental na alimentação. Ele ajuda no preparo do corpo, na recuperação pós-exercício e na construção dos músculos. Quando não comemos esse nutriente, a energia que viria dos carboidratos é retirada das proteínas, dessa forma, os músculos podem vir a perder massa.
Porém, quando consumidos em excesso e sem que a energia ingerida seja liberada com a atividade física, a glicose formada pelo metabolismo do carboidrato transforma-se em gordura e depositam-se no tecido adiposo, aumentando a gordura corporal. Para isso, fiquem atentos  à quantidade que deve ser consumida.
Desvantagens da dieta sem carboidrato:
estoque de gordura
Crédito:linha42.com.br
- AUMENTO DA TAXA BASAL E ESTOQUE DE GORDURA: Se há perda de massa muscular, há redução da Taxa de Metabolismo Basal (TMB), ou seja, o valor calórico mínimo necessário para manter a vida. Isso se deve a redução de hormônios que influenciam o metabolismo. Há também o aumento da enzima glicogenosintase que fabrica o glicogênio muscular e o aumento da efetividade de receptores GT4 das células adiposas, os receptores de gordura. Dessa forma, o corpo vai começar a estocar gordura.
- COLESTEROL: Dietas ricas em gorduras saturadas e pouco ou nenhum carboidrato mostram um aumento do LDL bem acima do limite estabelecido.
- RINS, ARTICULAÇÕES E ÁCIDO ÚRICO: A utilização de proteínas como fonte de energia leva à formação de ácido úrico e uréia em demasia, o que sobrecarrega os rins, podendo ao aparecimento de cálculos renais.
- FÍGADO, GORDURAS E URÉIA: O fígado é o órgão destinado às transformações bioquímicas necessárias à vida e, quando está sobrecarregado, compromete todo o metabolismo e pode acumular gordura.
sono
Crédito:entrenalinea.com.br
- CARBOIDRATOS E CÉREBRO: O sistema nervoso é o primeiro a ser afetado na ausência de carboidratos, o que leva à irritabilidade, insônia e falta de concentração.
- SISTEMA IMUNOLÓGICO: O sistema imunológico é afetado, pois o músculo passa a fornecer aminoácidos como fonte de energia e perde a resistência a infecções.
PRINCIPAIS FONTES DE CARBOIDRATOS:
Para quem está buscando a perda de peso, o ideal é optar para fontes de carboidratos complexos ao invés dos conhecidos como simples. Saiba a diferença entre eles:
frutas
Crédito:fiqueinforma.com
Carboidratos Simples:  São mais facilmente quebrados no processo digestivo e assim, fornecem energia imediata. São encontrados em frutas e sucos, mas dificultam a perda de peso, pois, como são digeridos rapidamente pelo organismo, eles fazem com que os níveis de açúcar no sangue aumentem rapidamente, ocorrendo assim, a liberação da insulina que consegue colocar os carboidratos para dentro das celulas de gordura e músculos . Essa liberação de insulina previne que o corpo utiliza a gordura armazenada por causa do excesso de açúcar presente no sangue, dificultando a perda de gordura.
arroz integral
Crédito:supervaidosas.com
Carboidratos Complexos: São mais lentamente digeridos, evitando assim, as grandes elevações e queda dos níveis glicêmicos. São eles: arroz, aveia, feijão, massas, batata, milho, pão. Mas tome cuidado para não exagerar. Quando consumidos na versão integral são ainda melhor, pois possuem alto teor de fibra, aumentando a sensação de saciedade. Apesar de mais saudáveis, o consumo de carboidratos complexos não pode ultrapassar de 60% das calorias totais ingeridas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário