segunda-feira, 21 de outubro de 2013

UVAIA - TUDO SOBRE

REDAÇÃO PALADAR
Tudo só pra dizer que é tempo de uvaia. Está acabando a safra de amora, começou a da pitanga e a da uvaia segue outubro adentro, encontrando a da grumixama em novembro. Frutas não domesticadas são assim, dão no tempo delas e não seguem padrões. Uvaias podem ser redondas (Eugenia uvalha) ou ter formato de peras (E. pyriformis). São doces ou azedas e atendem por vários nomes: uvaia, uvalha, orvalha, ubaia e até uboia.
FOTO: Felipe Rau/Estadão
Você pode não ter reparado nas uvaieiras, mas elas estão espalhadas por todo o País, nos quintais, praças e calçadas, especialmente do Sul e Sudeste. Já foram mais comuns nos pomares domésticos, e agora estão voltando à moda.
Uvaias têm película aveludada da mesma cor laranja que a polpa espessa e suculenta que rodeia as sementes. Essa é mais uma dessas nossas frutas que não viaja bem, não se pede de encomenda e só se encontra fresca na safra. É frágil. Longe dos galhos, restam as polpas congeladas ou sucos, sorvetes e geleias.
A gente pode prolongar um pouco a safra, fazer geleia, congelar um tanto – para suco ou sorvete, a polpa congelada funciona bem. Uvaia é uma das frutas mais gostosas que existem, sem nenhum exagero, pois combina acidez e perfume com harmonia. E isso não quer dizer que seja fruta-pronta-sobremesa para se comer no pé. Nem toda fruta de sabor agradável é boa para se comer ao natural. É o caso do limão, perfumado, delicioso, mas ninguém come puro. Uvaia é mais amigável, tem certa doçura, mas ainda assim não é fácil encontrar uma superdoce que se possa comer pura sem fazer careta. No entanto, ganha do limão e da laranja por ter mais que o dobro de vitamina C. E no suco, na geleia ou no sorvete a correção da doçura destaca o sabor e o aroma. Lembra, numa comparação muito grosseira, uma mistura de damasco, pitanga e maracujá.
Antes de congelar espalhadas em bandejas, as frutas devem ser lavadas e secas. Depois de congeladas, podem ser guardadas por até um ano em embalagem que feche hermeticamente. Elas ficarão soltas e podem ser retiradas individualmente na medida da necessidade. Para um suco, retire três ou quatro, corte as lascas e bata no liquidificador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário