terça-feira, 15 de outubro de 2013

Maior cajueiro do mundo fica no Rio Grande do Norte

Redação Bonde com MTur

Viajar pelo Brasil pode nos apresentar grandes surpresas. Para quem se interessa por conhecer lugares marcantes e especiais, a visita ao cajueiro de Pirangi, em Parnamirim (RN), pode ser uma boa pedida. Em 1994, o cajueiro foi considerado pelo Guiness Book como o maior do mundo. 

Atualmente ele está ameaçado por um fungo que pode prejudicar suas folhas, flores e frutos. A doença pode ter sido causada pela poda realizada no final do ano passado, durante a construção de uma cobertura para abrigar os turistas que visitam o cajueiro(caramanchão). 

Reprodução


Ponto turístico do litoral sul do Rio Grande do Norte, a árvore possui uma área de 8.500 m², correspondente a um agregado de 70 cajueiros de porte normal. Na época de safra, de novembro a janeiro, o cajueiro chega a produzir de 70 a 80 mil cajus, o equivalente a 2,5 toneladas. 

O fruto não é vendido e os turistas que passarem por lá quando a árvore estiver carregada, podem levar alguns cajus para casa. O cajueiro possui uma estrutura ao seu redor com lojas de artesanato, mirante com 10 metros de altura para apreciar a copa e guias turísticos falando sobre ele. 

A maior árvore frutífera do planeta está a 25 km da capital Natal (RN). Segundo os habitantes mais velhos da região, a árvore tem entre 110 e 120 anos. Do seu tronco original saíram dezenas de galhos que, por sua vez transformaram-se em outros troncos. 

O crescimento da árvore é explicado por duas anomalias genéticas. Em vez de crescer para cima, os galhos da árvore crescem para os lados. Ao tocar o solo, os galhos começam a criar raízes, e daí passam a crescer novamente, como se fossem troncos de uma outra árvore. 

Reprodução


O Cajueiro de Pirangi foi plantado em 1888, por um pescador chamado Luiz Inácio de Oliveira. Diz-se que o pescador morreu, aos 93 anos, sob as sombras do cajueiro. 

Serviço: 

Para entrar no parque, cobra-se uma entrada de R$ 2,00, usados para investimentos na infraestrutura do local. A visita é conduzida por guias que explicam as características da árvore (há guias que falam inglês e espanhol). 

Considerações "botânicas": 

O maior cajueiro do Mundo pertence a espécie Anacardium Occidentale, da família Acaxardiáceae.É uma árvore com características fitoteratológicas (anomalias) e considerada a única da espécie botânica a qual pertence. 

Dados morfológicos de seus órgãos: 

° Raiz – pivotante (crescimento vertical) 
° Caule – tronco lenhoso, com resina, muito tanino 
° Folhas – simples de forma alongada 
° Flores – pequenas, lilás 
° Fruto – a castanha é a parte suculenta comestível, denominada de pseudo-fruto. 
° Semente – Rica em óleo e gorduras. É muito apreciada pelo seu sabor e fonte energética.

Um comentário:

  1. Muuuito legal isso eim. É uma das joias que os portugueses não puderam levar do nosso Brasil! O pescador que supostamente plantou este cajueiro com certeza deixou uma herança muito maior do que muitos homens (inclusive intelectuais e cientistas) puderam deixar!

    ResponderExcluir