terça-feira, 10 de setembro de 2013

As diferenças entre os queijos de leite de vaca, de cabra e de ovelha

Nas últimas décadas o mundo dos queijos abriu-se aos consumidores; supermercados possuem uma ampla variedade gourmet de todo o mundo. Estão longe os dias de queijo alaranjado e processado em um hambúrguer. Atualmente, os cozinheiros adicionam queijo de cabra esfarelado, mussarela fresca ou queijo azul pungente. A maioria deles provém de leite de vaca, de cabra ou de ovelha.
Queijo de leite de vaca
A maioria dos queijos é produzida a partir do leite de vaca, que é conhecido pelo seu sabor cremoso e suave. Uma vez que as vacas produzem mais leite do que ovelhas e cabras, eles são normalmente mais acessíveis. Cheddar, provolone e gouda são exemplos conhecidos pela maioria dos consumidores. O leite de vaca também é usado para asiago, brie, grana padano e taleggio. Os queijos do leite de vaca variam de suave a forte.
Queijo de leite de cabra
A maioria dos queijos de cabra é produzida na França, apesar da produção doméstica ter crescido desde os anos noventa. Queijo de cabra, ou chèvre, tem um sabor picante e um aroma único, que difere ligeiramente dependendo de quanto tempo está envelhecido. O teor de gordura é semelhante ao queijo do leite de vaca, embora o sabor seja diferente devido aos ácidos gordos e ao alimento das cabras. Assim como os queijos de leite de vaca, os de cabra variam de suave a forte. A maioria dos supermercados vendem chèvre em forma de tronco, às vezes enrolado em ervas frescas e especiarias. Para uma salada de queijo de cabra quente, corte fatias do queijo, empane-as na farinha de rosca e frite em uma frigideira com azeite. Depois, coloque-as em uma cama de folhas verdes.
Queijo de leite de ovelha
Os queijos de leite de ovelha são quase sempre semi macios e são conhecidos por sua textura suave e ligeiramente oleosa. O leite de ovelha é altamente nutritivo, contendo mais vitamina A, B, E e cálcio do que o leite de vaca. Os queijos desse leite incluem feta, halloumi, manchego e pecorino romano. O queijo feta é semi macio, quebradiço e é conhecido por seu sabor ácido e salgado e é frequentemente encontrado na cozinha grega.
Tábua de queijos
Saber como montar uma tábua de queijos é uma ferramenta valiosa quando se trata de entretenimento doméstico. Não há regras rígidas e rápidas, embora aderir a três variedades permitirá a seus convidados experimentar diferentes tipos de queijos sem sobrecarregar o paladar. Oferecer um queijo macio, um duro e um azul é uma maneira de se fazer um prato de queijo, mas melhor ainda seria oferecer um queijo de leite de vaca, um de leite de cabra e um de ovelha. Em uma tábua de madeira, organize um tronco de queijo de cabra, uma roda de brie e uma fatia grossa de pecorino romano. Deixe-os voltar à temperatura ambiente para que o sabor e o aroma estejam no pico. Coloque biscoitos de água e uvas na tábua, juntamente com as facas para que seus convidados possam se servir.
fonte :eHow - Escrito por Chelsea Hall / Traduzido por Gabriel Tomicioli Da Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário