segunda-feira, 6 de maio de 2013

GIUSEPPE FARINA CAMPEÃO DE FORMULA 1 - 1950


seppe Farina
Primeiro campeão mundial de F1

por Marcos Júnior

O italiano Giuseppe Antonio Farina, também chamado de Nino Farina, foi o primeiro campeão de Fórmula 1, em 1950, ano em que a Federação Internacional do Automóvel instituiu o campeonato. Ele faleceu aos 59 anos na cidade de Aiguebelle, na França, em um acidente, mas não como piloto.

Farina nasceu em Turim, no dia 30 de outubro de 1906 e suas primeiras aventuras como piloto aconteceram em provas locais na Itália, entre elas a “subida da montanha”.

Oficialmente sua primeira prova foi em 1930, quando disputou o Grand Prix Motor Racing, competindo com uma Maserati, passando depois para a Alfa Romeo, vencendo o campeonato italiano de pilotos por três anos consecutivos: 1927, 1938 e 1939.

Assim que o Mundial de F1 foi oficializado, formou um quarteto na Alfa Romeo ao lado de Juan Manuel Fangio, Reg Parnell e Luigi Fagioli.

A Alfetta 158, projetada por Gioacchino Colombo, foi soberana naquele ano, vencendo seis das sete provas do campeonato, sendo Farina o maior entre os ganhadores, com três triunfos: na abertura do campeonato, em 13 de maio de 1950, no GP da Inglaterra, e depois nos GPs da Suíça (Bremgarten) e Itália (Monza).

Farina foi o campeão com 30 pontos, três a mais que o argentino Juan Manuel Fangio.

Ainda pela Alfa Romeo, em 1951, agora com o modelo 159 (dotado de compressor de duplo estágio), fechou o campeonato na quarta colocação, ano em que Fangio conquistou o primeiro de seus cinco títulos mundiais na Fórmula 1. Neste ano venceu uma corrida, o GP da Bélgica, disputado no circuito de Spa-Franchorchamps.

Em 1952 transferiu-se para a Ferrari (foi vice campeão neste ano), permanecendo na equipe de Maranello até 1955 e vencendo mais uma corrida: o GP da Alemanha de 1953, em Nurburgring, que à época tinha um traçado de 22 quilômetros. A pole da prova vencida por Farina foi de Alberto Ascari, em 9min56s.

A última vez que subiu ao pódio foi no GP da Bélgica de 1955, com um terceiro lugar, em uma prova vencida por Fangio e com Stirling Moss em segundo.

Sua última participação oficial na Fórmula 1 aconteceu nas 500 Milhas de Indianápolis, correndo com um chassi Kurtis Kraft 500D e motor Ferrari, mas não se classificou para a prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário